Urticária aquagênica
Definição
Urticária aquagênica, também conhecida como “alergia” à água, é uma condição rara caracterizada pelo desenvolvimento de urticária e coceira após o contato da pele com água, independente de sua origem (mar, piscina, chuveiro, chuva, suor, lágrimas, etc.) ou temperatura.
Sua causa é desconhecida e, devido a sua raridade, seus estudos e dados são limitados. Manifesta-se independente do sexo, idade, raça ou etnia, sendo mais comum em mulheres durante ou após a puberdade.
Sinais e sintomas
Os sintomas da urticária aquagênica se manifestam após a exposição à água. O tempo de início e intensidade variam de paciente para paciente e incluem:
- Urticária – manchas avermelhadas na pele;
- Coceira;
- Ardência;
- Queimação;
- Dor.
Geralmente, os sintomas desaparecem entre trinta minutos a duas horas. Em casos raros, dor de cabeça, dificuldade respiratória e palpitações podem estar presentes.
Diagnóstico
O diagnóstico de urticária aquagênica é baseado no quadro clínico e testes de provocação com água, onde uma compressa molhada com água em temperatura ambiente é aplicada na parte superior do corpo por trinta minutos. Outra possibilidade é a imersão de partes do corpo afetadas em água. O teste é positivo quando há desenvolvimento de urticária.
Exames adicionais podem ser solicitados para descartar outras condições que possuem quadro de sinais e sintomas semelhante. Deve-se excluir condições mais comuns como prurido aquagênico, urticária colinérgica, urticária ao frio, outros tipos de urticária física e alergia a componentes de tratamento da água ou itens de higiene.
Tratamento
Não existe cura para a urticária aquagênica. Algumas opções de tratamento estão disponíveis, com eficácias que variam de paciente para paciente.
Medicamentos anti-histamínicos fazem parte da primeira linha de tratamento. Óleos ou cremes barreira podem ser utilizados por pacientes que praticam atividades aquáticas. Os efeitos alcançados variam desde a eliminação completa dos sintomas até o atraso da reação e aumento do tempo de tolerância.
Não inicie, altere ou abandone seu tratamento sem orientação médica.
Última alteração/revisão – outubro/2023
Fontes: esta página tem como fontes principais Orphanet, MSD Manuals, SciELO, Science Direct, e Pubmed.
Fontes adicionais: Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Genetic and Rare Diseases Information Center, Allergy and Asthma Network, Journal Deutsche Dermatologische Gesellschaft
Para sugerir correção de informações entre em contato
Informações gerais
Sinônimos: Alergia à água
Prevalência: 1/230.000.000
Hereditariedade: Não aplicável
CID10: L50.8
CID11: EB0Y
Principais especialidades: Imunoalergologia