Síndrome da artéria mesentérica superior
Definição
A Síndrome da artéria mesentérica superior é uma condição rara caracterizada pela compressão do duodeno (primeira porção do intestino) pela artéria mesentérica superior e artéria aorta, criando um bloqueio por onde a comida não consegue passar.
Sua causa mais frequente é a perda acentuada de peso, onde a perda da gordura abdominal entre as duas artérias faz com que elas se aproximem além do normal, esmagando o duodeno que passa entre elas. Outras causas incluem variações anatômicas congênitas, aderências, lordose lombar, cirurgia de retificação da coluna e aneurisma de aorta abdominal.
Manifesta-se independente do sexo, idade, raça ou etnia, sendo mais comum em mulheres entre 17 e 39 anos.
Sinais e sintomas
Os sintomas da síndrome da artéria mesentérica superior geralmente aparecem após as refeições e podem variar de intensidade, desde toleráveis até debilitantes.
- Saciedade precoce;
- Distensão abdominal;
- Dor abdominal;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Perda de peso.
Diagnóstico
Seu diagnóstico é baseado no quadro clínico e exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética, que permitem avaliar a anatomia das artérias aorta e mesentérica superior. A seriografia, apesar de indisponível em alguns centros, também pode auxiliar no diagnóstico revelando dificuldade de passagem do contraste pelo duodeno.
Exames adicionais podem ser solicitados para descartar outras condições que possuem quadro de sinais e sintomas semelhante.
Tratamento
Não existe cura para a síndrome da artéria mesentérica superior. Sua primeira linha de tratamento inclui mudanças na dieta para facilitar a digestão e ganho de peso, realização de manobras posturais como deitar-se para o lado esquerdo ou de bruços após as refeições e medicamentos que auxiliam no esvaziamento gástrico.
Quando a ingestão de alimentos não é possível, a nutrição enteral (via sonda) ou parenteral (intravenosa) temporárias podem auxiliar na recuperação. Com o ganho de peso, a tendência é que os sintomas diminuam e sejam controlados com maior facilidade.
A cirurgia corretiva é considerada como última opção. Nesta, é realizada um desvio de intestino por via videolaparoscópica ou convencional (aberta). Seus resultados são variáveis.
Não inicie, altere ou abandone seu tratamento sem orientação médica.
Última alteração/revisão – janeiro/2023
Fontes: esta página tem como fontes principais Orphanet, MSD Manuals, SciELO, Science Direct, e Pubmed.
Fontes adicionais: International foundation for gastrointestinal disorders, National Organization for Rare Disorders, Sanarmed
Para sugerir correção de informações entre em contato
Informações gerais
Sinônimos: Síndrome de Wilkie, compressão aortomesentérica
Prevalência: Desconhecida (rara)
Hereditariedade: Não aplicável
CID10: –
CID11: DA52.Y
Principais especialidades: Gastroenterologia, cirurgia do aparelho digestivo