Neuralgia do trigêmeo

Definição

Neuralgia do trigêmeo é uma condição rara que afeta o nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade facial e inervação dos principais músculos da mastigação. É caracterizada por episódios súbitos de dor intensa, geralmente descrita como choques elétricos que atingem a lateral do rosto.

Entre as causas conhecidas estão a compressão do nervo trigêmeo por vasos sanguíneos ou tumores e doenças desmielinizantes como a esclerose múltipla. No entanto, nem sempre é possível identificar uma causa (idiopática).

Manifesta-se independente do sexo, raça ou etnia, sendo mais comum em mulheres acima de 50 anos.

Sinais e sintomas

Os episódios de dor são intensos e podem ser descritos como choques elétricos, pontadas, perfurações, queimação e sensação de esmagamento que atingem a lateral do rosto com frequência e durações variadas. O nervo trigêmeo pode ser afetado em apenas uma ou todas as três ramificações, atingindo testa, olhos, bochechas, nariz, lábios, dentes e mandíbula. 

A dor pode ser desencadeada por estímulos simples como falar, comer, beber, escovar os dentes, exposição ao vento e ao tocar o rosto.

Diagnóstico

O diagnóstico de neuralgia do trigêmeo é baseado nos sintomas, histórico clínico e exame físico neurológico. Exames de imagem como ressonância magnética podem auxiliar no diagnóstico quando há compressão do nervo por vasos sanguíneos ou tumores.

Exames adicionais podem ser solicitados para descartar outras condições que possuem quadro de sinais e sintomas semelhante.

Tratamento

Não existe cura para a neuralgia do trigêmeo. No entanto, há tratamento disponível.

Seu principal tratamento inclui medicamentos anticonvulsivantes para diminuir ou bloquear os sinais de dor enviados para o cérebro. Analgésicos e opióides geralmente não são eficazes.

Em casos onde as medicações não surtem efeito e a qualidade de vida é comprometida, tratamentos cirúrgicos como descompressão microvascular, rizotomia por radiofrequência, radiofrequência pulsada, compressão por balão, rizólise por glicerol, radiocirurgia ou bloqueio com anestésicos locais podem ser recomendados.

Não inicie, altere ou abandone seu tratamento sem orientação médica.

Última alteração/revisão – dezembro/2023

 

Fontes: esta página tem como fontes principais Orphanet, MSD Manuals, SciELO, Science Direct, e Pubmed.

Fontes adicionais: Brain foundation, Facial pain association

Para sugerir correção de informações entre em contato

Informações gerais

Sinônimos: Nevralgia do trigêmeo, Neuralgia trigeminal, tique doloroso

Prevalência: Desconhecida (rara)

Hereditariedade: Não aplicável

CID10: G50.0

CID11: 8B82.0

Principais especialidades: Neurologia, neurocirurgia, especialista em dor