Falência intestinal

Definição

Falência intestinal é uma condição rara caracterizada pela incapacidade do intestino em absorver água, eletrólitos, macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes suficientes para sustentar a vida, levando à desnutrição e desidratação severas e à necessidade de nutrição parenteral total (NPT).

Manifesta-se independente do sexo, idade, raça ou etnia. Entre as principais causas estão a remoção de grande parte do intestino resultando em síndrome do intestino curto, distúrbios graves de motilidade (pseudo obstrução intestinal crônica, dismotilidade intestinal, doença de hirschsprung) e distúrbios de absorção (doença celíaca, doença de inclusão microvilositária).

Sinais e sintomas

Sinais e sintomas da falência intestinal incluem:

  • Má absorção de nutrientes;
  • Desnutrição e desidratação;
  • Diarreia crônica;
  • Esteatorreia – fezes oleosas e com mau cheiro;
  • Supercrescimento bacteriano no intestino delgado;
  • Distensão abdominal;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Fadiga.

Complicações como doenças hepáticas, tromboses e infecções no sangue estão relacionados ao uso de nutrição parenteral total (NPT) e acesso venoso central.

Diagnóstico

O diagnóstico de falência intestinal é baseado nos sinais e sintomas, histórico clínico e na necessidade de nutrição parenteral total para manter o estado nutricional.

Exames da parte gastrointestinal como tomografia, ressonância magnética, endoscopia digestiva, colonoscopia, cintilografia de esvaziamento gástrico, trânsito intestinal, manometrias e biópsias podem ajudar a identificar a causa primária para falência intestinal ou descartar condições que possuem quadro de sinais e sintomas semelhante.

Tratamento

O tratamento inicial para falência intestinal consiste no suporte nutricional através da nutrição parenteral total, que fornece calorias e nutrientes diretamente na corrente sanguínea, sem necessidade de digestão e absorção. Geralmente, é administrada através de um acesso venoso central, que requer atenção especial no manuseio a fim de evitar infecções graves.

 

Reabilitação intestinal

Reabilitação intestinal é um conjunto de cuidados, clínicos e cirúrgicos, que têm como objetivo resgatar a capacidade de absorção de nutrientes, reduzir a necessidade de nutrição parenteral total e complicações relacionadas. Para isso, podem ser utilizadas terapias nutricionais individualizadas e medicamentos, além de cirurgias de reconstrução e alongamento intestinal. Em alguns casos, o transplante intestinal ou multivisceral é indicado.

Não inicie, altere ou abandone seu tratamento sem orientação médica.

Última alteração/revisão – dezembro/2023

 

Fontes: esta página tem como fontes principais Orphanet, MSD Manuals, SciELO, Science Direct, e Pubmed.

Fontes adicionais: Dr. André Lee, Stanford Healthcare, Oley Foundation, GI Kids

Para sugerir correção de informações entre em contato

Informações gerais

Sinônimos: 

Prevalência: 1-2/100.000

Hereditariedade: Não aplicável

CID10: K63.8

CID11: DA96.05

Principais especialidades: Gastroenterologia, cirurgia do aparelho digestivo