Miastenia Gravis

Definição

Miastenia Gravis é uma condição autoimune rara, onde um erro no sistema imunológico faz com que o corpo ataque as células saudáveis por engano, causando danos às fibras musculares e levando à fraqueza muscular.

Sua causa é desconhecida. Em alguns casos, possui relação com a glândula timo, lugar onde as células do sistema imunológico aprendem a diferenciar substâncias próprias do organismo e substâncias estranhas. Em outros casos, pode estar associada a outras doenças autoimunes como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e tireoidite de Hashimoto.

Manifesta-se independente do sexo, idade, raça ou etnia, sendo mais comum em mulheres com menos de 40 anos e homens com mais de 60 anos de idade.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas da miastenia gravis variam de intensidade. Esforço físico, processos inflamatórios e infecciosos, calor excessivo e uso de certos medicamentos podem piorar os sintomas, que incluem:

  • Ptose palpebral – pálpebras caídas;
  • Visão dupla;
  • Fadiga;
  • Fraqueza muscular;
  • Fala arrastada;
  • Dificuldade para mastigar e engolir;
  • Dificuldade na sustentação do pescoço;
  • Falta de ar.

 

Crise miastênica

A crise miastênica é uma complicação da miastenia gravis, caracterizada por insuficiência respiratória associada à fraqueza muscular grave e necessita de intervenção médica rápida.

Diagnóstico

O diagnóstico de miastenia gravis é baseado nos sinais e sintomas, histórico clínico, exames de autoanticorpos e eletroneuromiografia. Em alguns casos, a tomografia computadorizada da glândula timo pode auxiliar no diagnóstico.

Exames adicionais podem ser solicitados para descartar outras condições que possuem quadro de sinais e sintomas semelhante.

Tratamento

Não existe cura para a miastenia gravis. No entanto, há tratamento disponível.

A piridostigmina atua aumentando as transmissões dos nervos para os músculos, facilitando a contração e movimentos musculares, além de melhorar a força muscular. Em alguns casos, medicamentos imunossupressores podem ser associados com o objetivo de reduzir a atividade do sistema imunológico, e, com isso, os danos provocados por ele ao organismo.

Quando relacionada à glândula timo, sua remoção cirúrgica pode reduzir significativamente ou eliminar os sintomas. Seus benefícios podem levar alguns anos para serem sentidos. 

Na crise miastênica, medicações de efeito rápido como imunoglobulina intravenosa e plasmaférese podem ser utilizadas. A imunoglobulina contém anticorpos que ajudam a controlar o sistema imunológico, enquanto a plasmaférese consiste na remoção de autoanticorpos presentes no plasma sanguíneo.

Não inicie, altere ou abandone seu tratamento sem orientação médica.

Última alteração/revisão – janeiro/2024

 

Fontes: esta página tem como fontes principais Orphanet, MSD Manuals, SciELO, Science Direct, e Pubmed.

Fontes adicionais: ABRAMI, MY Aware, MG Foundation of America, MG Association

Para sugerir correção de informações entre em contato

Informações gerais

Sinônimos: MG, Miastenia Grave

Prevalência: 1/5.000

Hereditariedade: Não aplicável

CID10: G70.0

CID11: 8C60.Z

Principais especialidades: Neurologia