Linfangioleiomiomatose

Definição

Linfangioleiomiomatose, também conhecida por sua abreviação LAM, é uma condição rara caracterizada pela proliferação de células musculares atípicas, principalmente nos pulmões, levando à perda da função pulmonar.

Sua causa é desconhecida. Recentemente, pesquisas comprovaram que a LAM está associada a mutações nos genes TSC1 e TSC2, também associados à esclerose tuberosa. No entanto, nem sempre é possível identificar uma causa (LAM esporádica).

Afeta principalmente mulheres, geralmente entre a puberdade e a menopausa. Sua evolução é variável, podendo permanecer estável ou piorar progressivamente.

Sinais e sintomas

Sinais e sintomas da linfangioleiomiomatose incluem:

  • Dispneia – falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Tosse;
  • Derrame pleural – líquido ao redor dos pulmões;
  • Pneumotórax – colapso de um ou ambos os pulmões.

Em alguns casos, as células musculares atípicas se proliferam pelo sistema linfático e rins, causando alterações como:

  • Acúmulo de linfa no tórax, pelve e/ou abdômen;
  • Angiomiolipoma renal – tumor benigno no rim.

Diagnóstico

O diagnóstico de linfangioleiomiomatose é baseado nos sinais e sintomas, além de exames de imagem como radiografia e tomografia computadorizada de tórax e abdômen. Em alguns casos, a biópsia pulmonar pode ser necessária.

Exames adicionais podem ser solicitados para descartar outras condições que possuem quadro de sinais e sintomas semelhante.

Tratamento

Não existe cura para linfangioleiomiomatose. Seu tratamento tem como objetivo estabilizar ou desacelerar o declínio da função pulmonar através de medicamentos como inibidores de mTOR. A reabilitação pulmonar também determina melhora da capacidade de exercício e da qualidade de vida.

Em casos avançados, o transplante pulmonar pode ser indicado. Contudo, algumas vezes, a LAM pode reaparecer no pulmão transplantado.

Não inicie, altere ou abandone seu tratamento sem orientação médica.

Última alteração/revisão – dezembro/2023

 

Fontes: esta página tem como fontes principais Orphanet, MSD Manuals, SciELO, Science Direct, e Pubmed.

Fontes adicionais: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Associação dos Portadores de Linfangioleiomiomatose do Brasil (ALAMBRA), The LAM Foundation

Para sugerir correção de informações entre em contato

Informações gerais

Sinônimos: LAM

Prevalência: 1/250.000

Hereditariedade: Não aplicável

CID10: D48.7

CID11: CB07.Z

Principais especialidades: Pneumologia